skip to Main Content
Qual a diferença entre sistemas de Energia solar On Grid e Off Grid?

A energia solar já é uma realidade no Brasil, e este fenômeno cresce a cada dia devido aos diversos benefícios que o sistema oferece, principalmente quando falamos em lucratividade e economia na conta de luz.

Naturalmente, ao se debruçar sobre o tema, as pessoas acabam se deparando com a dúvida: o que são sistemas on-grid e sistemas off-grid? Qual a melhor escolha pra mim? 

Neste artigo iremos explicar como funciona cada um destes sistemas, apontando as suas principais diferenças e características técnicas para aqueles que buscam realizar a instalação de painéis de energia solar. Acompanhe com a gente e descubra!

Qual a diferença entre os sistemas On Grid e Off Grid?

O sistema de energia solar On Grid (traduzido do inglês como, na rede) trabalha conectado à rede elétrica, injetando energia quando há excesso de produção e consumindo da rede quando a produção não for suficiente ou estiver no período da noite. 

A diferença positiva pode inclusive ser transformada em créditos energéticos para o proprietário daquela instalação, podendo ser instalado em residências e empresas de todos os tamanhos. 

O sistema Off-Grid, assim como o On-Grid, irá gerar energia elétrica a partir da luz solar, porém, para que possa alimentar os aparelhos domésticos de consumo, essa energia deverá ser armazenada em baterias químicas, já que esta, funciona de forma independente da rede elétrica. 

A necessidade do uso de baterias para o funcionamento do sistema aumenta consideravelmente o investimento no projeto, no entanto, pode ser a única alternativa para áreas isoladas, onde não há acesso à rede ou a mesma tem qualidade muito precária. 

A energia solar pode ajudar na lucratividade do seu negócio de forma bastante eficiente, sabia? Baixe gratuitamente nosso ebook “Saiba como reduzir os custos na conta de luz da sua empresa com a Gauss Energia”, e descubra como economizar com nossas dicas essenciais. 

Como funciona a geração de crédito na modalidade On Grid?

Graças à resolução 482 da Aneel, todo excedente de energia que for produzido por sistemas on-grid poderá ser enviado para outras unidades consumidoras de mesma titularidade ou convertidos em créditos, que são válidos por 60 meses.

Quais são as principais vantagens e desvantagens de cada sistema?

Os sistemas on-grid têm uma vantagem econômica muito grande em relação aos sistemas off-grid, já que não necessitam de baterias. 

Além disso, caso o sistema não produza energia suficiente para a unidade consumidora, a concessionária irá prover a diferença, sem risco de faltar energia, como acontece com sistemas off-grid

Já os sistemas off-grid, têm a vantagem de poder fornecer energia em qualquer lugar do planeta, independente de se há rede no local ou não. Estes sistemas são utilizados inclusive em embarcações navais, postes em estradas, gasodutos, e qualquer sistema remoto que consiga imaginar. 

Qual a melhor opção, segundo a Gauss Energia? 

Caso o objetivo desejado seja a economia financeira, os sistemas on-grid são a melhor opção sem sombras de dúvidas. A diferença de custo entre um projeto e o outro pode ser superior a 40%. No entanto, caso o objetivo seja levar energia a locais remotos, a única opção será a instalação de um sistema off-grid.

Pensando em adotar um sistema solar em seu imóvel? Acesse agora mesmo nossa página e descubra os benefícios reais que a energia fotovoltaica pode oferecer para o seu bolso! 

Implemente o seu sistema solar com a Gauss Energia! 

A Gauss Energia oferece soluções completas para implementação de sistemas solares On Grid, que podem gerar economias significativas na conta de energia elétrica. 

Trabalhamos com equipamentos de alta qualidade e profissionais especializados,  tornando o seu imóvel mais valorizado e lucrativo com uma tecnologia de ponta.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça todos os benefícios que a energia solar oferece!