skip to Main Content
Qual a orientação ideal para instalação dos painéis?
projeto solar residencial

A orientação dos painéis solares é uma variável que influencia diretamente na produção de energia solar, e se for escolhida corretamente irá maximizar a eficiência da instalação, e consequentemente o retorno financeiro do seu projeto. 

Para facilitar o seu entendimento, neste artigo falaremos sobre como a orientação de painéis solares em telhados pode influenciar na produção de energia. Acompanhe com a gente a seguir e descubra!

Qual a orientação ideal para a melhor geração?

Em sistemas de instalação fixa, ou seja, sem seguidores (trackers), a orientação ideal dos painéis é sempre apontando para a linha do equador. Para nós no hemisfério sul, significa apontar para o norte. Isto se deve ao fato de o sol se inclinar ligeiramente para o norte no período de inverno, e seguindo esta orientação, a perda de produção nesta estação do ano é minimizada.

O gráfico a seguir ilustra como é a produção de energia ao longo de um ano para um mesmo sistema instalado em orientações diferentes. Ao final do ciclo de um ano, será possível constatar que essa orientação teve a maior produção global de energia, mesmo não sendo a orientação que absorve mais sol durante a manhã ou durante a tarde. 

Caso não tenha um telhado ao norte disponível, o que devo fazer?

É evidente que a instalação ideal é um desejo que pode ser realizado em alguns casos apenas, mas na maioria dos casos, o projeto irá acompanhar o desenho do imóvel. Isto não significa que o investimento não será rentável. 

Um sistema orientado para o leste, por exemplo, apresenta uma eficiência média de apenas 3% a menos do que o mesmo sistema apontado para o norte. A diferença de geração pode ser corrigida com o aumento equivalente do sistema, que no caso de um projeto residencial geralmente é alcançado com a adição de um único painel. 

É importante lembrar que as sombras são extremamente prejudiciais à geração, muto mais prejudiciais do que a orientação. Portanto, evitar sombras de árvores ou caixas d‘água que se projetam em direção aos painéis é muito mais importante do que a orientação ou inclinação.

Inclinação do telhado

Assim como a orientação, existe uma inclinação ideal para os painéis extraírem o máximo de energia do sol, e para regiões abaixo dos trópicos, essa inclinação é igual à latitude da instalação. No entanto, quando a latitude for inferior a 10 graus, é recomendado manter em 10 para efeitos de limpeza e escoamento da água da chuva. 

É notável também que em uma instalação em telhado, a inclinação dos painéis será a do próprio telhado, não sendo recomendado qualquer tipo de correção da inclinação por motivos de segurança. 

Sendo assim, busque por uma empresa especializada no assunto, pois ela saberá qual será a inclinação do seu telhado e qual a posição ideal para que a sua instalação trabalhe da forma correta.

Economize agora mesmo com um sistema fotovoltaico e deixe o Sol pagar a sua conta! Acesse já nossa página, e conheça todas as vantagens que a energia solar oferece!

Realize a sua instalação de forma segura com a Gauss Energia

A Gauss Energia é uma empresa especializada em energia solar, contando com uma equipe de especialistas que saberá exatamente qual a inclinação ideal e a posição correta para a instalação dos seus painéis solares, seja para locais residenciais ou para estabelecimentos comerciais.

Produza sua própria energia e obtenha o máximo de lucro possível utilizando o seu sistema fotovoltaico com segurança e comodidade. 

Fale agora mesmo com nossa equipe técnica e faça seu orçamento com a gente! 

 

(Foto: Banco de imagens Gauss Energia)