skip to Main Content
Saiba porque o nordeste é considerado o maior polo de Energia Solar do Brasil
Energia Solar Nordeste

O nordeste, de fato, é um território bastante privilegiado devido ao seu clima tropical, e principalmente, por ser considerado o maior polo de energia solar do Brasil, segundo as estatísticas. 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Bahia é o estado campeão na produção de energia solar, registrando cerca de 29 parques de geração fotovoltaica, com 145,4 GWh no primeiro mês do ano, contribuindo com 36% de representatividade, em relação aos outros estados brasileiros. 

Pensando nisso, hoje explicaremos porque o nordeste bate recordes diariamente relacionados à geração de energia solar e ocupa o topo do Brasil neste segmento.

Principal fonte de energia solar

O primeiro parque solar a operar em larga escala no nordeste fica localizado em Bom Jesus da Lapa, interior da Bahia. O parque produz e vende energia solar em grandes quantidades, tendo em sua região, cerca de 500 mil placas solares, produzindo energia suficiente para abastecer em média 165 mil residências.

Este fenômeno explica-se, pois o nordeste está situado em um local de grande radiação solar, onde muitas destas terras estão inabitáveis, devido ao clima árido, e com pouco índice pluviométrico. 

Vantagens para todos

Os dados aplicam-se, não só entre as grandes usinas que contam com imensos hectares de painéis solares, como também, em pequenos e médios negócios que utilizam o sistema de energia fotovoltaica. 

Hoje, no nordeste, é possível implementar um sistema micro/mini de geração solar de forma rentável, trazendo maior economia e sustentabilidade até para os pequenos consumidores

Então, se você tem um pequeno comércio (mercado, academia, padaria e afins), é possível sim, aproveitar os benefícios da nossa região para gerar energia solar.

Os métodos de financiamento acessíveis, ajudam no crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, sendo capaz de pagar rapidamente o seu investimento, utilizando a energia gerada na redução da conta de luz. 

Produção maior que consumo

Atualmente, a região do nordeste exporta energia produzida para todo o país, tendo de excedente em média cerca de 4 GW , o suficiente para abastecer 12 milhões de habitantes

Estes números fortalecem cada vez mais o mercado de energia solar, gerando empregos e valorizando ainda mais o nosso território, onde produz-se mais energia do que se consome, definitivamente. 

Vale a pena investir em energia solar?

A energia solar já é uma realidade em nosso país, e uma de suas principais vantagens é a redução de custos com energia e a sua rentabilidade a longo prazo em suas instalações. 

A Gauss Energia oferece serviços de instalação de painéis solares para todos os tipos de áreas, entre elas: industrial, comercial, residencial e rural. Realizamos toda a consultoria de projeto planejada, buscando entender melhor a sua necessidade. 

Contamos com uma equipe pronta para te atender, com assistência técnica e manutenção preventiva de alta qualidade. 

Quer saber mais? Faça seu orçamento agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra como economizar e lucrar com energia solar!